A Família reúne-se diante de um pequeno Oratório, ou diante do Presépio montado em casa, ou diante de uma imagem do menino Jesus, ou mesmo ao redor da mesa posta para a ceia de ano novo, e, com velas acesas, faz a seguinte prece para a despedida do ano velho e a acolhida do ano novo:
(Todos) Pelo sinal (†) da Santa Cruz, livrai-nos Deus, (†) Nosso Senhor, dos nossos (†) inimigos! Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
(Pai) Estamos vivendo as últimas horas de mais um ano. Que estes últimos minutos do ano velho sejam momentos de reflexão em família, e de elevação do nosso pensamento a Deus, nosso Pai, Criador e Senhor, a quem queremos agora, em família, agradecer, pedir perdão, e suplicar graças para o ano novo.
(Todos) Bendito seja Deus, nosso Pai, Criador e Senhor.
(Mãe) Eis-nos aqui, reunidos em família, no final de mais um ano. Estamos cada vez mais unidos e felizes, no aconchego desta casa e deste lar, unidos pelos laços afetivos de parentesco e de amizade, e, sobretudo, pela nossa fé em Deus, pela nossa esperança em sua infinita bondade, e pelo nosso amor de filhos para com seu terno e onipotente Pai!
(Todos) Bendito seja Deus, nosso Pai, Criador e Senhor.
(Filhos) No decorrer dos dias que se foram, e de mais um ano que passou, aprendemos a lição da provisoriedade dos seres e das coisas criadas, e sentimos a filial necessidade de erguer nossos olhos para vós, ó Divino Pai Eterno, e de abrir os nossos corações à luz da vossa face e da vossa bondade de Pai.
(Todos) Bendito seja Deus, nosso Pai, Criador e Senhor.
(Filhas) Urge-nos também, ó Pai do céu, nos derradeiros minutos deste ano, o imperioso dever de vos agradecer tantos benefícios recebidos de vossa infinita bondade. Especialmente, agradecer a vida e a saúde do corpo e da alma, os sucessos pessoais e profissionais, e tantas outras graças, e tantas outras alegrias.
(Todos) Bendito seja Deus, nosso Pai, Criador e Senhor.
Oração (Bênçãos para o Ano Novo)
(Todos) Senhor Deus, nosso Criador e Pai, queremos pedir-vos graças e bênçãos para mais um ano que nos concedeis. Sobretudo, a graça de jamais nos afastarmos de vós! Antes, queremos todos nós nos esforçar com dedicação, cada dia da nossa vida, neste ano novo, para viver na fidelidade à vossa Lei, na santidade, na solidariedade e na alegria dos vossos verdadeiros filhos. Conservai-nos, Senhor Deus, todos os dias do ano novo, íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes na caridade! Menino Jesus do presépio, Rei de todas as nações, Rei de todos os corações, Alfa e Ômega, Princípio e Fim de todas as coisas, ouvi as nossas preces e abençoai nossa família. Amém.
Cântico Final
Hoje é o 7º Dia da Oitava de Natal; por isso cantemos agora a canção “NOITE FELIZ.”






