Um breve relato : Na faixa, tratada pelos evangélicos de Janela 10 por 40 (latitude 10º e longitude 40º), a pregação é muitas vezes atividade de risco.

No início dos anos 90, o pastor Flávio Rocha – ligado ao grupo de missionários evangélicos Kairós – quase morreu apedrejado em Dacar, Senegal, um dos países da janela. Ele havia acabado de fazer um culto com alto-falantes na língua wolof, numa das ruas do bairro muçulmano de Pikin, com a permissão prévia do marabu. Eu já estava indo para o carro quando vi uns 30 jovens correndo em minha direção. Começaram a me apedrejar. Rocha entrou rapidamente no carro e fugiu. Sempre tínhamos problemas desse tipo. Lá o cristianismo era muito associado ao colonialismo e à escravidão.

Muitos cristãos não sabem, mas algumas organizações missionárias trabalham arduamente para levar o evangelho para a região chamada de “Janela 10/40”, considerada como a região menos evangelizada do mundo.

Janela 10/40 é um termo criado pelo missionário Cristão e estrategista de Parceiros Internacionais Luis Bush, em 1990 para referir-se às regiões do hemisfério oriental, além de Europeus e Africanos, parte do hemisfério ocidental, localizado entre 10 e 40 graus ao norte do equador, numa área que se supunha ter o mais alto nível de desafios sócio econômico, e ainda menos acesso à mensagem cristã e aos recursos cristãos no planeta.

 

História Bíblica e a Realidade. Foi na Janela 10-40 que encontramos a história de Adão e Eva. No livro de Genesis, lemos sobre o dilúvio seguido pela construção da torre de Babel, fatos que ocorreram, ambos, na janela 10-40. Esse esforço do homem de se unir para desafiar a Deus resultou na introdução de diferentes idiomas, na dispersão de pessoas e na formação de nações. A história antiga foi demarcada pela Janela 10-40, desde o berço da civilização na Mesopotâmia até o Egito. Os antigos impérios chegaram e partiram. O destino de Israel, o povo de Deus, subiu e desceu, dependendo de sua obediência à aliança com o seu deus. Aqui Cristo nasceu, morreu na cruz e ressuscitou. Não foi até a segunda viagem missionária do apóstolo Paulo, no final do registro bíblico, que os eventos da história divina começaram a fluir para fora do território identificado como a Janela 10-40 é para o Cristão consagrada uma importante razão para se concentrar nele.

O conceito janela 10/40 destaca esses três elementos (dados referidos a 1990):
(1) uma área do mundo, com grande pobreza, (2) com baixa qualidade de vida, (3) combinado com a falta de acesso aos recursos cristãos. A janela compreende uma região que abrange o Saara e Norte da África, bem como quase todos os países da Ásia (Ásia Ocidental, Ásia Central, Sul da Ásia, Leste da Ásia e grande parte do Sudeste da Ásia).
Cerca de dois terços da população mundial vivia na janela 10/40, e é predominantemente Muçulmanos, Hinduístas, Budistas, Animistas, Judeus ou ateístas. Muitos governos na janela 10/40 são oficialmente contrários a qualquer missão cristã dentro de suas fronteiras ou seja não podendo ter nada envolvendo a religião cristã.

Outro motivo para focar na Janela 10-40 está à qualidade de vida.

Uma maneira de melhor medir a qualidade de vida tem sido combinar três fatores variáveis: expectativa de vida, mortalidade infantil e alfabetização. Mais de oito entre dez pessoas que vivem nos poucos países do mundo com a menor qualidade de vida também vive na Janela 10-40. Isso representa 47% da população, embora apenas 8% da força missionária estrangeira trabalhe entre esses povos. Mais de nove entre dez dessas pessoas vivem em países hindus ou muçulmanos.

O salmista escreveu: abençoado é a nação cujo Deus é o Senhor (Sl.33.12). Certamente comparando a relação das vidas na janela 10-40 com os países que tem uma maior porcentagem de cristãos, torna-se evidente que o Senhor Deus abençoe a nação que se volta para Ele. Contudo, por sua vez, Ele espera que a nação abençoada seja uma benção para outras nações, como diz o Salmo 67.1,2. Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; faça o seu rosto brilhar sobre nós; para que o teu caminho seja conhecido na terra, em todas as tuas bênçãos, a tua salvação.

Espero ter trazido aos irmãos em Cristo, um pouco mais da realidade que está mundo afora acontecendo neste momento.

Tive como base alguns site e relato que pesquiso eu recomendo estes sites : 

  • www.portasabertas.org.br
  • www.missaoavante.org.br 
 

Paulo Jr 

Category
Tags
No Tag

Comments are closed