Atenção com a saúde na terceira idade é fundamental diante da crescente expectativa de vida da população

Dicas para envelhecimento saudável

» Alimentação

Uma nutrição saudável deve conter proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais nas quantidades adequadas. Deve conter pouco açúcar e sal, ter baixo teor de gorduras e alta porcentagem de fibras.

» Vícios

Deixar de fumar representa um dos maiores passos em direção a uma vida saudável. O fumo atua como o maior fator de risco para uma lista interminável de doenças: infarto, enfisema e câncer de pulmão, entre outras. Além disso, evidências mostram que o fumante passivo também tem mais problemas de saúde. Sendo assim, se você fuma, faça um grande favor a você mesmo e aos outros: pare agora!. O álcool é a droga mais usada na nossa sociedade; o abuso do álcool não afeta somente o consumidor, mas, sobretudo, a sua família e os seus amigos.

» Atividade física

Entre os benefícios incluem-se o controle de fatores de risco cardiovasculares, o aumento da capacidade cardíaca e pulmonar, o fortalecimento dos ossos, dos músculos e das juntas. Isso sem levar em conta o bem-estar e o prazer de viver que a atividade física proporciona a todos que executam práticas regulares. Para ser efetiva e benéfica, no entanto, a atividade física deve ser regular, de três a quatro vezes por semana, de média duração (30 minutos) e de intensidade adequada para a faixa etária e o nível de condicionamento físico da pessoa. Dica: antes de iniciar suas atividades, não deixe de realizar uma avaliação médica, com o objetivo de conhecer os seus limites e/ou riscos envolvidos com a prática dos exercícios.

» Sono

O sono é vital para a nossa saúde. Dormir serve para consolidar a memória, repor as energias físicas e mentais e produzir as substâncias químicas necessárias para sermos criativos e desenvolver novas ideias. Para assegurar uma vida saudável e equilibrada, é essencial dormir pelo menos de seis a oito horas por noite.

» Mente, lazer e prazer

Preserve a sua autonomia e independência; mantenha o estresse sob controle; permaneça sempre ativo do ponto de vista intelectual: leia muito e exercite a sua memória; tenha atividades de lazer regularmente; valorize as suas amizades; evite tomar sol das 10h às 15h; pratique sexo seguro: use camisinha; adote normas de segurança e as adaptações físicas necessárias em sua casa

A Família em Cristo na tentativa de ajudar a população local mediante a distancias da UBS , disponibiliza sua estrutura para que seja realizado atendimentos toda segunda feria em sua sede .

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